Se você procura Endodontia em Curitiba, encontrou. Saiba o que é como funciona o famoso tratamento de canal.
A Endodontia é uma especialidade da odontologia que se concentra no tratamento e diagnóstico das doenças que acometem a polpa dentária, também conhecida como “nervo”. Ela trata de problemas relacionados à parte interna e externa do elemento dentário, como inflamações, infecções e lesões. Através de procedimentos como o tratamento de canal, a Endodontia busca devolver aos dentes saúde e função.
Sim, é possível realizar um tratamento de canal em dente de leite. Embora os dentes de leite sejam temporários, eles têm um papel importante no desenvolvimento da criança e na saúde bucal futura. Quando a polpa de um dente de leite está alterada, seja por um trauma (pancada) ou doença cárie, o tratamento de canal pode ser a melhor opção para manter o dente em boca mantendo sua função e evitando perda precoce que pode vir a causar muitas complicações.
Sim, vale a pena considerar o tratamento de canal em um dente de leite, especialmente se o dente estiver saudável, em crescimento adequado e não houver sinais de que a sua substituição natural será iminente. A manutenção dos dentes de leite ajuda no alinhamento dos dentes permanentes, preservação de espaços para os dentes futuros e evita problemas posteriores.
O tratamento de canal é realizado sob anestesia local, o que significa que a região tratada estará insensível durante o procedimento. Assim, a maioria dos pacientes não sente dor durante o tratamento. Algumas sensações de desconforto após o procedimento são comuns, mas geralmente podem ser controladas com medicamentos prescritos pelo cirurgião dentista.
Nem sempre a extração imediata é a melhor opção. Os dentes de leite desempenham um papel crucial no desenvolvimento da fala, mastigação e posicionamento dos dentes permanentes. A extração prematura pode levar a problemas de alinhamento e impactar a saúde bucal a longo prazo.
O tratamento de canal geralmente envolve as seguintes etapas:
1) Remoção da polpa afetada por trauma ou doença cárie.
2) Limpeza e desinfecção dos canais no interior do dente;
3) Preenchimento do espaço vazio com um material selante;
4) Reabilitação de acordo com o processo e grau de complexidade do caso.
Após o tratamento de canal, em casos esporádicos é normal que o paciente tenha sensibilidade leve. O pós-operatório geralmente é acompanhado de algum analgésico ou antiinflamatório e o dentista fornecerá orientações para os cuidados pós-operatórios.
Se você está buscando tratamento de canal em Curitiba, para o público infanto juvenil nosso consultório odontológico é especializado e oferecemos atendimento nas especialidades de Odontopediatria e Endodontia de qualidade. Nossos profissionais experientes garantem cuidados gentis e eficazes para os nossos pacientes.
Entre em contato para agendar uma consulta e avaliação personalizada.
Dra Thayse Arcenio
Graduada em Odontologia pela PUCPR
Especialista em Endodontia – Odontopediatria
Habilitada em Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Oxigênio
Habilitada em Laserterapia e Auriculoterapia
CRO/PR 28838